Embora muita gente acredite que a proteção de uma película esteja na sua tonalidade, essa informação não é verdade. A maioria das películas presentes no mercado podem ser escuras mas não promovem a mesma proteção que uma película transparente.

Contudo para entender esse tipo de coisa, o ideal é aprender sobre como funciona a proteção da película, então vamos listar algumas qualidades e informações que você deve prestar atenção.

Matéria prima da película

Primeiramente as películas possuem diversas matérias primas, não são apenas plásticos coloridos.
Existem compostos químicos e físicos nas películas, entre esses compostos podem estar: Carbono, Cerâmica e Metal por exemplo.

Existem ainda películas que não tem nada além de cola e tinta, essas não vão te proteger de forma efetiva.

Boletim técnico da película

Na hora de adquirir uma película, preste atenção ao boletim técnico, assim você vai poder analisar as capacidades de proteção de películas.
Entre essas informações você deve prestar atenção no TSER e SHGC. Que são os principais indicadores da energia solar que a película estará rejeitando.
Então em uma breve explicação, o Total Solar Energy Rejection (TSER) em portugês, total de energia solar rejeitada, indica o que o própio nome fala, a energia do sol rejeitada pela película, desta maneira é o indicador mais importante na hora que falamos em sensação térmica.
O Solar Heat Gain Coefficient (SHGC) ou Coeficiente de Ganho de Calor Solar em português, equivale a quantidade de calor que a película deixará passar.

Além disso preste atenção no raios Infravermelhos (IR) e na quantidade de UV, mas esses dados são tecnicamente menos importantes que os citados anteriormente.

Lembrando que para um boletim técnico ser confiável, é obrigatório que o mesmo possua alguma certificação, como NFRC ou Skin Cancer Foundation.

Caso contrário se torna pouco possível confiar em um boletim cujo qual não possua nada provando que o mesmo é verdadeiro.

carro com película transparente
Raboninho, o Beetle do Ao Raboni também possui película transparente, Retro IRP 70

Entendendo na prática

Fazendo uma comparação simples vamos pegar duas linhas de películas aqui.
Uma é escura, mas sem marca e sem certificação a outra é a nossa linha transparente, Dimension 70

Tonalidade TSER SHGC IR UV Certificação
ASWF Dimension 70 52 0.48 96% 99% NFRC
Linha sem procedência 5 41 0.59 86% 98% Não tem

Mesmo sendo mais clara, a Dimension possui mais proteção em todos os quesitos!
E ainda conta com a certificação, coisa que a película sem procedência não tem, ou seja, essas informações, mesmo que inferiores ainda podem não ser verdadeiras.

Fator estético com o Ao Raboni

Agora que você sabe que a película transparente pode proteger como a escura, ou até mais. Já pode aproveitar e escolher sua linha de película transparente, afinal temos 3 linhas que oferecem proteção e transparência.
Assim seu carro fica sem nenhuma alteração, assim como os carros do Ao Raboni.
Para quem não sabe o Igor Ao Raboni é chato com carro e queria poder proteger seu carro e sua própria pele do sol, mas não gosta de películas.
Ele trabalha com estética automotiva e gosta de carro mostrando o estofamento, então aplicamos em seus 2 carros, duas de nossas linhas de películas.
Agora ele está devidamente protegido nas 2 viaturas!
Acompanhe a aplicação da película para quem não gosta de película neste vídeo do canal do Ao Raboni.

 

Você também pode se proteger sem alterar a beleza do seu carro! É só entrar em contato com nosso autorizado mais próximo!